terça-feira, 23 de outubro de 2007

Espiritismo e loucura


Estava lendo um desses fóruns sobre a questão da loucura e fiquei assombrada ao ler, que um dos questionadores ligava a loucura ao espiritismo, não sei como e nem por quê, ele chegou a dados indicativos de que a maioria dos loucos, que estão internados em sanatório, tiveram alguma ligação com espiritismo, meu Deus, quanta negação da verdade! Sabemos que a maioria daquelas pessoas que estão ali se tratando, a medicina convencional não irá curar, simplesmente porque a cura não está no convencional, as outras realmente se curarão, porque possuem problemas de ordem emocional e não de ordem espiritual.
O espiritismo sempre e interessou por casos de loucura e principalmente por sua cura, a esta questão transcrevo o que J. Heculano Pires fala a respeito.

“Os espíritas se interessam bastante pela cura dos casos de perturbações mentais, de loucura. Porque sabem que nesses casos, geralmente predomina a influenciação de entidades perturbadoras. É esse o motivo pelo que os espíritas se interessam. E também porque sabem que em virtude de serem essas influenciações, o motivo principal dessas perturbações, acontece que muitas vezes, as pessoas perturbadas, submetidas a todos os tratamentos que não atingem esse problema, ela continuará perturbada. Então existe da parte dos espíritas, uma grande responsabilidade nesse sentido. Se nós sabemos que o motivo principal é aquele e que podemos socorrer as pessoas atingidas por essa perturbação, é evidente que temos essa responsabilidade. Por isso mesmo, nós dispomos hoje só aqui no nosso estado, nada menos que 32 hospitais psiquiátricos espíritas, que estão prestando um grande, um imenso serviço a toda a população do estado e encaminhando muitos casos que pareciam terrivelmente complicados, a soluções mais fáceis, através do auxilio espiritual que é dado aos doentes nesses hospitais”.

Também recomendo a leitura do livro ( foto acima) Nas fronteiras da loucura - Manoel Philomeno de Miranda - Pags: 304Formato: 14X21
“É muito diáfana a linha divisória entre a sanidade e o desequilíbrio mental”, adverte o venerável Espírito Manoel Philomeno de Miranda, no limiar desta Obra, que contém explicação inicial do Espírito André Luiz, através do médium Francisco Cândido Xavier.
Ao lado do Espírito Bezerra de Menezes, o Autor Espiritual narra suas observações durante o período de um carnaval carioca, abordando várias técnicas obsessivas em casos de abusos e alienações com droga, álcool, sexo, aborto e tentativa de suicídio, demonstrando o trabalho dos Bons Espíritos num Posto de Socorro Central no Mundo Espiritual. Boa Leitura e muita paz!

Nenhum comentário: