domingo, 21 de outubro de 2007

As irmãs Fox

Em Hydesville, Estados Unidos, quando as irmãs Margaret e Katie Fox começaram a desenvolver mecanismo para a comunicação com os espíritos e a interpretar pancadas e ruídos sem explicações plausível atribuídos a eles. Surgiu a partir de então um interesse muito grande por esses fenômenos, cuja manifestações populares se davam por meio das mesas girantes.
Hoje, alguns tentam provar que as irmãs Fox foram uma fraude, o certo é que elas chamaram a atenção para fenômenos e despertaram o interesse de buscar, em meados do século XIX, a comunicação com os espíritos. Em um artigo publicado, 40 anos depois, uma das irmãs "Margareth Fox publicamente demonstrou os truques que as estudantes haviam usado na pretensão de se comunicar com um fantasma.” Assim os ceticos usam esta declaração para dizer que o espiritismo começou com uma fraude, mas se esquecem de dizer que Margareth desmentiu a confissão e que a própria confissão possui erros. E também esquecem que os fenômenos começaram na casa, muito antes delas irem morar no local. Um ano após o escândalo, Margaret, fez extensa entrevista à imprensa de New York denunciando a tentação do dinheiro e admitindo haver dito falsidades contra os Espíritos pelos mais baixos motivos. "Praza Deus que eu possa desfazer a injustiça que fiz à causa do Espiritismo quando, sob intensa influência psicológica de pessoas inimigas dele, fiz declarações que não se baseiam nos fatos".
O que podemos afirmar das irmãs Fox é que através delas o terreno para a codificação foi preparado e Allan kardec inicou seus estudos sob a diretriz do Espirito da Verdade.
Para ler a história completa das irmãs Fox e saber sobre as acusações de fraude acesse:
http://www.ceticismoaberto.com/arquivo/mediumfox.htm

Nenhum comentário: