sábado, 26 de setembro de 2009

Pensamentos de Emmanuel



PENSAMENTOS DE EMMANUEL


Quem fala menos, ouve mais e melhor.


Emmanuel


Centralizamos a atenção em nódoas e defeitos, faltas e quedas alheias, conferindo-lhes um poder que não possuem ou exagerando-lhes a feição. E, enquanto isso ocorre, perdemos tempo, retardando as edificações que nos competem, à maneira de operários que furtassem as horas de trabalho em que se engajaram para medir a lama do caminho que o Sol há de secar.Avisemo-nos, tanto quanto possível, contra semelhante impropriedade.


***Imaginemos alguém atravessando a via pública sem a menor consideração para com os avisos do trânsito ou contraindo dívidas sem a mínima ideia de que responderá pelos próprios atos. Claramente que, por fim, esbarrará com desastre e insolvência.Assim acontece na vida espiritual.***Cada tarefeiro é situado no lugar certo, para a cooperação exata.Este retém a palavra vibrante, aquele conserva com mais segurança o senso da direção, outro escreve de modo convincente, outro ainda, com mais propriedade, fornece a energia curadora...


***Tanto quanto não será possível prever a extensão do incêndio, sem medidas que o combatam, ninguém pode acautelar-se do alastramento do mal, sem a colaboração do bem que o elimine.


***Às vezes, a crueldade não é senão doença catalogável na patologia da mente, agravada, em muitas ocasiões, por influência obsessiva, solicitando auxílio curativo, ao invés de punição.


***Uma atitude respeitosa para com os adversários nunca nos rouba tempo ao serviço.


(De "O ligeirinho", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel

Nenhum comentário: