quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

EGOÍSMO


Herança evidente de nossa antiga animalidade, por toda parte,ainda vemos o egoísmo a repontar em toda extensão do mundo...O egoísmo!...Em família, é o exclusivismo do sangue.No lar, é o narcisismo doméstico.Na oficina de trabalho, é o despeito.Na propriedade transitória, é a ambição de posse desnecessária.Na cultura da inteligência, é a vaidade intelectual.Na ignorância, é a agressividade.Na riqueza amoedada, é o espírito de usura.Na pobreza, é a inveja destrutiva.Na madureza, é o azedume.Na mocidade, é a ingratidão.No ateísmo, é a impiedade.Na fé religiosa, é a intolerância.Na alegria, é o excesso.Na tristeza, é o isolamento.Nos fortes, é a tirania.Nos fracos, é a astúcia.Na afetividade, é o ciúme.Na dor, é o desespero.No mimetismo que lhe é próprio, usa em todos os setores as maisdiversas máscaras e qual o joio que abafa o trigo, comparece igualmente noscorações quer a luz já felicite, em forma de cólera e irritação, desânimo esecura...Se desejamos dar combate à praga do egoísmo na gleba da alma,saibamos estender, cada dia, as nossas disposições de mais amplo serviço aopróximo, e, aprendendo a ceder de nós mesmos,entre a humildade e osacrifício, no bem de todos, conquistaremos com o Cristo a plenitude do amorque lhe converteu a própria cruz em ressurreição para a Vida Eterna.


Emmanuel


(De "Encontro de Paz", de Francisco Cândido Xavier - Espíritos diversos)

6 comentários:

Adriana disse...

Nossa, que mensagem essa, hein, Baby? Emmanuel tocou fundo agora... Por isso sou apaixonada por ele (no bom sentido, é claro!)

Egoísmo é um dos meus grandes defeitos... Mas tenho trabalhado (talvez ainda muito pouco) para melhorar, espero conseguir!

Beijos, amiguinha! ;)

Dulce Miller disse...

Oi Baby, vale a reflexão mesmo! Mas a Adriana egoísta? Não consigo imaginar isso não...

Olha só, deixei 5 selos de uma só vez pra você lá no Norte!
Beijos querida!

Anônimo disse...

Oi Du, vou pegar todos aff estou até emocionada mas vou fazer isso com calma, pq agora nem estou com tempo, aqui teve uma greve na faculdade pra variar rsss e eu estou atarefada, mas vou pegar todossss, e vou agradecer como vc merece, e quanto a Adri egoista vixee eu acho q ela exagerou e a modesta q falou rss mas eu me acho egocentrica um poquinho hahahaa beijos em vcs duas e lembre-se eu amo vccs :P

Adriana disse...

Oi Baby e Du!

Aiii, Du, vc repassou o selo para todo mundo, e agora, para quem eu vou repassar?... Buáááá´... Humpf!

Eita, Baby, sei bem o que é greve na faculdade, estudei na UFRPE e passei MUITO por isso...

Aff gente, tb sou humana viu? Rsrs... Temos que admitir nossos defeitos, isso tb faz parte do aprendizado. Não sou ciumenta, já disse que não suporto ciúmes, também não me acho vaidosa. Mas sou um pouco egoísta sim, quero dizer, acho que já fui bem mais, hoje já estou melhor... Também sempre tive um pavio curto (ninguém acredita hoje quando digo, mas quem estudou comigo sabe o que estou dizendo! hehe), sempre fui de dizer as coisas na cara da pessoa, na lata (sem grosserias, é claro) mas sei que a verdade às vezes dói. Sempre fui assim, sincera e verdadeira, sempre tentando ser justa, mas às vezes é difícil, pois corremos o risco de julgar erradamente as pessoas. Então, hoje sempre penso antes de falar qualquer coisa e tento ver os dois lados, colocando-me no lugar das pessoas... É isso aí, amigas, vivendo e aprendendo, graças a Deus!...

Beijos, irmãs! =)

Cris disse...

Oi Dri, bom eu adorei receber os selos, alias vc foi a primeira a me presentear, a primeira a me incentivar nesta coisa nova que eh blogs, nem sabia do que se tratava a uns meses atrás, mas eu estou adorando esse ambiente, muito mais pela qualidade de amigos que fiz. Vc e a Du são as amigas farternas(irmãs do coração) e não as visitantes rssss amo vcs de coração, e me lembrei de uma frase de um poeta que não me recordo o nome: Nunca te vi, mas sempre te amei ( lindo né???) beijosssss pra vcsss. Ah, hj to triste, mas entrar aqui e ler os comentarios de vcs e receber presentes com tanto carinho me anima e nem vale a pena comentar, beijinhoss

Adriana disse...

Baby, querida, vc, com essa frase que não é sua nem sabe de quem é (rsrs) disse bem: "nunca te vi, mas sempre te amei"! Acho que isso reflete bem a nossa situação, de amizade virtual. Eu também, depois de iniciar o meu blog, descobri um ambiente completamente novo para mim e já fiz bons amigos e isso está me fazendo muito bem, acredite!

Ô, Baby, não sei qual o motivo mas só posso dizer para vc não ficar triste! Não vale a pena! No mínimo vai te dar rugas!... Brincadeira, tá? Mas não fica triste mesmo, ok?

Beijos!!!