segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O EFEITO DA CÓLERA


Um velho judeu, de alma torturada por pesados remorsos, chegou certo dia,aos pés de Jesus, e confessou-lhe estranhos pecados.Valendo-se da autoridade que detinha no passado, havia despojado vários amigos de suas terras e bens, arremessando-os à ruína total e reduzindo-lhes as famílias a doloroso cativeiro. Com maldade premeditada, semeara em muitos corações o desespero, a aflição e a morte.
Achava-se, desse modo, enfermo, aflito e perturbado... Médicos não lhe solucionavam os problemas, cujas raízes se perdiam nos profundos labirintos da consciência dilacerada.O Mestre Divino, porém, ali mesmo, na casa de Simão Pedro, onde se encontrava, orou pelo doente e, em seguida, lhe disse:
- Vai em paz e não peques mais.
O ancião notou que uma onda de vida nova lhe penetrara o corpo, sentiu-se curado, e saiu, rendendo graças a Deus.Parecia plenamente feliz, quando, ao atravessar a extensa fila dos sofredores que esperavam pelo Cristo, um pobre mendigo, sem querer,pisou-lhe num dos calos que trazia nos pés.O enfermo restaurado soltou um grito terrível e atacou o mendigo a bengaladas.Estabeleceu-se grande tumulto.Jesus veio à rua apaziguar os ânimos.Contemplando a vitima em sangue, abeirou-se do ofensor e falou:
- Depois de receberes o perdão, em nome de Deus, para tantas faltas, não pudeste desculpar a ligeira precipitação de um companheiro mais desventurado que tu?
O velho judeu, agora muito pálido, pôs as mãos sobre o peito e bradou para o Cristo:
- Mestre, socorre-me!... Sinto-me desfalecer de novo... Que será isto?
Mas, Jesus apenas respondeu, muito triste:
- Isso, meu irmão, é o ódio e a cólera que outra vez chamaste ao próprio coração.

E, ainda hoje, isso acontece a muitos que, por falta de paciência e de amor,adquirem amargura, perturbação e enfermidade.


(De "Pão Nosso", de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Meimei)

Um comentário:

Adriana disse...

Nossa, se todo mundo tivesse de fato a noção do efeito que a cólera provoca em nosso organismo, jamais perderia o controle, sem contar com os desequilíbrios de ordem moral e como afeta nos relacionamentos entre as pessoas...

Precisamos dos ensinamentos de Jesus cada vez mais vivos em nós para não cometermos tantos erros!

Beijos, Baby! ;)