segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A CÓLERA


A CÓLERA


O orgulho vos leva a vos considerar mais do sois, e a não suportardes comparações que vos possa diminuir. Quer como em inteligência, que como em posição social.
O menor paralelo vos irrita e vos deixa ressentidos. Pelo que então, entregai-vos a cólera.
Buscai a origem desses acessos de demência passageira, que os assemelha aos irracionais, fazendo-vos perder a calma e a razão; buscai e encontrareis sempre como base o orgulho ferido, fazendo repelir, encolerizados, os mais sábios conselhos.
A própria impaciência causadas pelas contrariedades, são motivadas pela importância que dais à vossa personalidade, ante a qual, julgais que todos devem curvar-se.
Em seu frenesi o homem colérico a tudo se apega, a natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque não lhe obedecem, Ah! se nesses momentos fosse possível examinar-se com sangue frio, ficaria horrorizado de si próprio e considerar-se-ia muito ridículo. Desse modo poderia julgar a impressão causada sobre os demais. Ainda quando não fosse senão pelo respeito a si mesmo, deveria esforçar-se Por vencer uma inclinação que o torna digno de piedade. Se pensasse que a cólera prejudica a saúde e até compromete a vida, e que torna infelizes a todos os que o cercam e que ainda poderia cometer um ato pelo qual sentisse arrependimento a vida inteira. Não é esta a causa primeira da cólera? Todos os vícios e todas as virtudes são inerentes ao Espírito. Sem isto, onde estaria o mérito e a responsabilidade? Dizei pois, que o homem só é vicioso porque o quer; e que aquele que deseja corrigir-se, sempre pode faze-lo. De outro modo alei do Progresso, não existiria para o homem.

(HAHNEMAM, PARIS 1863)



É a cólera um sentimento, filha do Orgulho.
Faz grande mal a saúde e compromete a vida. As pessoas coléricas, que em estando na rua com amigos e conhecidos, mostram-se benignos, calmos e cheios de paciência mas ao adentrar o reduto doméstico, mordem a menor contrariedade.
Tiranos machistas e agressivos com esposa e filhos. Estes fazem da família subordinados todos sofrem o peso de seu orgulho e de seu despotismo. Como se quisessem compensar-se do constrangimento a que se submeteram fora de casa. Não se atrevendo a apresentar-se como autoridade aos estranhos que os reduziriam ao seu papel, querem ao menos ser temidos pêlos que lhes não podem resistir.

Nenhum comentário: