sexta-feira, 19 de junho de 2009

Filosofia da dor


Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de estados vibratórios da mente em desequilíbrio? (Vinha de Luz)

*

A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia incurável pode ser um bem, como a única válvula de escoamento das imperfeições do Espírito em marcha para a sublime aquisição de seus patrimônios da vida imortal. (Consolador)

*

Em muitas ocasiões, a contrariedade amarga é aviso benéfico e a doença é recurso de salvação. (Vinha de Luz)

*

Se te encontras atado ao leito, incapaz de mobilizar as próprias energias, em benefício de ti mesmo, recorda que, por vezes, a lição da enfermidade deve ser mais longa, a favor de nossa grande libertação no futuro. (Reformador - 02/1953)

*

O amor equilibra, a dor restaura. É por isso que ouvimos muitas vezes: Nunca teria acreditado em Deus se não houvesse sofrido. (Caminho, Verdade e Vida)

*

Ninguém passará ileso nos caminhos do mundo.

As pedras da incompreensão e da dor, no ambiente comum da existência carnal, chovem sobre todos. (Reformador - 10/1952)

*

A lei das provas é uma das maiores instituições universais para a distribuição dos benefícios divinos. (Consolador)

*

Um guia espiritual pode ser um bom amigo, mas nunca poderá desempenhar os vossos deveres próprios, nem vos arrancar das provas e das experiências imprescindíveis à vossa iluminação. (Consolador)

*

O sofrimento de muitos homens, na essência, é muito semelhante ao do menino que perdeu seus brinquedos. (Caminho, Verdade e Vida)

*

As enfermidades congênitas nada mais são que reflexos da posição infeliz a que nos conduzimos no pretérito próximo. (Pensamento e Vida)

*

O sofrimento é a forja purificadora, onde perdemos o peso das paixões inferiores, a fim de nos alçarmos à vida mais alta... Quase sempre é na câmara escura da adversidade que percebemos os raios da Inspiração Divina, porque a saciedade terrestre costuma anestesiar-nos o espírito. (Ave, Cristo!)

(De "Palavras de Emmanuel", de Francisco Cândido Xavier)

Nenhum comentário: