sexta-feira, 29 de maio de 2009

Disciplina e Horário dos Trabalhos


Os amigos espirituais advertem-nos que, muito antes de nós, eles já estão preparando o ambiente em que serão desenvolvidas as sessões espíritas, quer sejam administrativas, de estudo ou mediúnicas.
O Espírito André Luiz, por exemplo, lembra-nos de que os próprios médiuns, desde a hora em que acordam, já estão recebendo o auxílio invisível dos benfeitores do espaço, no sentido de prepará-los para a tarefa mediúnica daquele dia.
Assim, a disciplina deve começar pela observância do horário dos trabalhos, para que sejam iniciados na hora marcada, se desenvolvam dentro do horário determinado e terminem na hora justa.
Além da disciplina do horário, o colaborador espírita deve preocupar-se também com a disciplina do comportamento, evitando rusgas desnecessárias, discussões infrutíferas, perda de tempo com questiúnculas etc.
No âmbito da disciplina alimentar, o Espírito Emmanuel orienta-nos que em cada sete dias, qual ocorre ao impositivo do descanso geral, deveríamos destacar um deles para ingerir o mínimo de alimentação, doando o necessário repouso aos mecanismos do corpo.
O texto evangélico nos diz que "aquele que perseverar até o fim será salvo". Em nosso caso, todo o colaborador que envidar esforços para que os trabalhos não se estendam além do tempo requerido, as discussões não fujam do tema proposto e as observações não fiquem impregnadas de comentário chulo, estará contribuindo para que a sua Entidade atinja o fim último, que é a salvação da alma dos seus frequentadores, entendida por nós como o aprendizado das virtudes evangélicas.
O Centro é, além de tudo o que já vimos, um instrumento coordenador das atividades espirituais. No esquema das suas sessões teóricas e práticas a questão do horário é imperiosa, mas não deve sobrepor-se às exigências do amor fraterno.
Não é justo deixarmos fora da sessão companheiros dedicados ou necessitados, porque chegaram dois ou três minutos atrasados. Vivemos num mundo material e não espiritual, em que as pessoas lutam com dificuldades várias no tocante à locomoção, aos embaraços de compromissos diversos, e é justo que se dê uma pequena margem de tolerância no horário.
A disciplina de um Centro Espírita é principalmente moral e espiritual, abrangendo todos os seus aspectos, mas tendo por constante e invariável a orientação e a pureza de intenções.

Nenhum comentário: