segunda-feira, 23 de junho de 2008

MEDIUNIDADE ÚTIL‏


Evita discussões insensatas, genealogias, contendas, e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são inúteis." - Tito, cap. 3 - v.9


A mediunidade, seja qual for a maneira por que se expresse, há de ter uma finalidade útil. Sinceramente, é de pouca valia o cultivo da faculdade medianímica que não se aproveita em benefício do próximo.

A mediunidade que não esclarece, não consola e nada edifica, a nosso ver, respeitosamente, deve ser posta de lado, porquanto são muitos os tarefeiros espírita que se anulam, em sua capacidade de trabalho, absorvendo quase todo o seu tempo disponível com práticas mediúnicas improdutivas.Não raro, o processo de desenvolvimento mediúnico carece de ser repensado e retomado em outros níveis.

O medianeiro de bom senso, que se auto-analisa, sabe detectar quando a sua produção está deixando a desejar e não tem receio algum de permutar a sua lida ostensiva na mediunidade por uma outra ocupação de natureza espiritual mais discreta.

Em mediunidade, é necessário saber discernir quando se deve continuar insistindo ou não.Alguns médiuns seriam bem mais úteis à Doutrina, se canalizassem os seus recursos para atividades que o libertassem do anseio de se equipararem a companheiros com tarefa definida no campo da mediunidade.

Não é necessário que a mediunidade se manifeste ostensivamente em alguém, para que ele seja considerado médium. Quanto mais ostensiva a mediunidade, mais características tem de obsessão.

Torna-se indispensável que o médium não se conflite com os seus dons. De sua harmonização com eles, depende todo o processo de seu aprimoramento.Quando falamos e insistimos em perseverança na mediunidade, evidentemente que não estamos excluindo a lógica. Se não houver, digamos, vocação para a mediunidade, melhor não prosseguir.

E - coisa curiosa -: quando, por vezes, o médium abre mão de ser médium, então é que a mediunidade se manifesta com espontaneidade.A faculdade mediúnica conta com muitos entraves psicológicos a partir do próprio medianeiro.A opção correta, que deve nortear o médium em seu desenvolvimento, é aquela que o motive à prática do bem incondicional - veja a mediunidade como se fosse uma árvores, cujos frutos produzidos por ela a transcendem em importância e significado.

Técnicas de sintonia mediúnica, de concentração, de relaxamento psíquico, de harmonização vibratória, de introspecção, convenhamos, são excessivamente místicas e teóricas, tendendo ao fanatismo e ao desequilíbrio.

Em mediunidade, a técnica não funciona. Nenhum campo de atividades espirituais demanda maior conhecimento prático do que teórico, quanto o da mediunidade. Isto não quer dizer de maneira alguma - repetimos em alto e bom som - que o estudo deve ser desconsiderado. Não depreendam isto de nossas palavras.

O que combatemos é a teoria em detrimento da vivência.Paulo falou a Tito com base em sua experiência de vida. Ele sabia que "contendas e debates sobre a lei" eram fúteis.

Os malabaristas da palavra nem sempre sabem o que fazer com as mãos...Se a árvore boa é a que produz bons frutos, mediunidade boa é a que oferece resultados práticos no consolo e no esclarecimento.


(De "No mundo da mediunidade", de Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Odilon Fernandes)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Por amor‏


Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração,a fim de que não vejam com os olhos ecompreendam no coração e se convertam e eu os cure."João, 12:40


Os planos mais humildes da Natureza revelam a Providência Divina, em soberana expressão de desvelo e amor.

Os lírios não tecem, as aves não guardam provisões e misteriosa força fornece-lhes o necessário.

A observação sobre a vida dos animais demonstra os extremos de ternura com que o Pai vela pela Criação desde o princípio: aqui, uma asa; acolá, um dente a mais; ali, desconhecido poder de defesa.

Afirma-se a grande revelação de amor em tudo.No entanto, quando o Pai convoca os filhos à cooperação nas suas obras, eis que muita vez se salientam os ingratos, que convertem os favores recebidos, não em deveres nobres e construtivos, mas em novas exigências: então, faz-se preciso que o coração se lhes endureça cada vez mais, porque, fora do equilíbrio, encontrarão o sofrimento na restauração indispensável das leis externas desse mesmo amor divino.

Quando nada enxergam além dos aspectos materiais da paisagem transitória, sobrevem, inopinadamente, a luta depuradora.É quando Jesus chega e opera a cura.

Só então torna o ingrato à compreensão da Magnanimidade Divina.O amor equilibra, a dor restaura. É por isso que ouvimos muitas vezes: "Nunca teria acreditado em Deus se não houvesse sofrido."


(De: "Caminho, Verdade e Vida" - Chico Xavier - Emmanuel)

terça-feira, 17 de junho de 2008

Sobre pedofilia


Olá Renata, sobre a pedofilia eu participei da blogagem coletiva do Luz de Luma, mas não me recordo de ter escrito algo sobre a visão espirta, porém nossa amiga Adriana do Blog Espírita na net, postou um texto muito interessante, é so clicar no blog da Dri, que você, com certeza irá aprender muito sobre o espiristismo, pois os textos que ela posta são na sua maioria sobre a moral espirita e o estudo, espero que goste.

Além disso, lá no blog da Dri, tem uma postagem sobre Distúrbio Sexuais, que vale a pena conferir.

Beijos espero que tenha ajudado


Para refletir
Deixa que o céu julgue aqueles que te injuriam e te caluniam, perseguindo-te com desprezo e com palavras ferinas e mentirosas ( Irmão Tomás)

Escada de Luz


Aprendamos a tolerar-nos uns aos outros, sem atrito, sem mágoa e sem lamentações.

*

Reconheçamos que a possível falta de alguém, tanto quanto a enfermidade de companheiro determinado, poderiam ser nossas.

*

E não olvidemos que o nosso beneficiário de hoje poderá ser o nosso benfeitor de amanhã.Quanto mais serviço apresentado, suprimento mais alto.

*

Quanto menos bondade, mais pessimismo.

*

Quanto mais amor, mais luz no caminho.

*

Se aceitaste o Evangelho por abençoado roteiro de aperfeiçoamento, não te esqueças da representação que nos cabe em toda parte.

*

Somos embaixadores de Jesus onde estivermos, se a luz d'Ele é o clarão que nos descortina o futuro.

*

Se a treva tenta envolvê-lo, faze a claridade do otimismo, com as bênçãos do amor que auxiliam em todos os instantes.Emmanuel



(De "Escada de Luz", de Francisco Cândido Xavier - Espíritos diversos)

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Para refletir


"A tristeza e amargura destroem as correntes luminosas que se formam para encaminhar aqueles que precisam conhecer as belezas divinas, trazendo o desânimo e aumentando o temor nos corações angustiados."

Irmão Tomás

CONTRADIÇÕES...



E os nossos irmãos pessimistas continuam nas antigas contradições.

-o-


Clamam em altas vozes: "o mundo não presta".Prosseguem, porém, comendo o pão que o mundo lhes fornece.

-o-


Gritam, freqüentemente: "dinheiro é o favor de todos os vícios". No entanto, precisam do dinheiro, todos os dias.

-o-


Falam com revolta: "ninguém me auxilia".E exigem o concurso de muita gente para viver, a começar do trabalho exercido pela criatura que lhes prepara o café da manhã.

-o-


Afirmam que a vida é um vale de lágrimas.Entretanto, reclamam com veemência quando lhes falta o leito macio.

-o-

Os servidores fiéis, porém, sempre otimistas, tudo escutam em silêncio e continuam trabalhando e servindo, unindo-se, cada vez mais, para a vitória do Bem.


(De "Luz e Vida", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Para refletir


" Se não cultivares, em princípio, a humildade e a caridade, não conseguirás os elementos necessários que fortalecem e robustecem a fé no coração do homem, que dela necessita para transpor as barreiras que o impedem de chegar ao cume da montanha,onde se encontra o troféu da vitória." ( Irmão tomás)

COMO SER GRATO


Quanto aquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa
Pv. 17:13



  • A gratidão é uma das marcas da grandeza da Alma, e ela nos ilumina, quando reconhecemos o benefício sem alarde.


  • Revidar ofensa é colocar em perigo o nosso equilíbrio, e pagar o bem com o mal é mostrar o desajuste em que se encontram os nossos sentimentos.


  • A ingratidão é visgo que assegura o ambiente indesejado em tua casa.


  • Sente-te feliz, com o bem que alguém te deseja e esquece a ofensa que se aproxime do teu caminho.


  • Cultiva a serenidade, mesmo diante do teu opressor; ele, algum dia, cansará da estrada larga do mal, e certamente vai copiar o teu exemplo no bem. Então, ser-te-á dada alegria pelo que fizeste para a paz do teu companheiro.


  • É bom que descubras os variados meios de ser reconhecido, porque essa ciência é divina, no divino esforço de quem quer melhorar.


  • Aparta o mal da tua casa, pelo bem que deves fazer aos outros. Nada te custa ser útil nos momentos oportunos.


  • Ajuda pelos meios possíveis, para que os outros entendam o valor da caridade. Ela é uma fonte de luz, donde provém todos os alimentos que nos sustentam a vida.


  • Quem perdoa as ofensas, dorme sem tormento de consciência e acorda sem depressão.Se porventura encontrares dificuldades nas linhas da gratidão, usa a prece, que ela abrirá a tua mente para o conhecimento da verdade.

(De "Gotas do Bem", de João Nunes Maia, pelo Espírito Carlos)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Beijos Fraternos




Aos meus amigos e visitantes,

Quero agradecer as visitas e pedi perdão pela ausência de postagem, vários problemas materias me afastam deste ambiente, mas em nome de Jesus, as férias de meio de ano estão chegando e eu terei mais um tempo livre para atualizar, postar as mensagens, visitar os amigos e abraçar a todos com amor e carinho.

Para reflexão:

" Só terás alegria em teu coração quando conseguires perceber a felicidade e o sorriso na face de teu irmão." ( Irmão Tomás)


Beijos fraternos

Baby

Possuimos o que damos


"É mais bem-aventurado dar do que receber." - Paulo. (ATOS, 20:35.)


Quando alguém se refere à passagem evangélica que considera a ação de dar mais alta bem-aventurança que a ação de receber, quase todos os aprendizes da Boa Nova se recordam da palavra "dinheiro". Sem dúvida, em nos reportando aos bens materiais, há sempre mais alegria em ajudar que em ser ajudado, contudo, é imperioso não esquecer os bens espirituais que, irradiados de nós mesmos, aumentam o teor e a intensidade da alegria em torno de nossos passos. Quem dá recolhe a felicidade de ver a multiplicação daquilo que deu. Oferece a gentileza e encorajarás a plantação da fraternidade.

Estende a bênção do perdão e fortalecerás a justiça. Administra a bondade e terás o crescimento da confiança. Dá o teu bom exemplo e garantirás a nobreza do caráter.

Os recursos da Criação são distribuídos pelo Criador com as Criaturas, a fim de que em doação permanente se multipliquem ao Infinito. Serás ajudado pelo Céu, conforme estiveres ajudando na Terra.

Possuímos aquilo que damos.

Não te esqueças, pois, de que és mordomo da vida em que te encontras.

Cede ao próximo algo mais que o dinheiro de que possas dispor.

Dá também teu interesse afetivo, tua saúde, tua alegria e teu tempo e, em verdade, entrarás na posse dos sublimes dons do amor, do equilíbrio, da felicidade e da paz, hoje e amanhã, neste mundo e na vida eterna.


Livro: Fonte Viva


Emmanuel e Francisco Cândido Xavier